segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Vírus de Computador


Vírus de computador são programas desenvolvidos com fins maliciosos. Vírus de computador são bem semelhantes ao vírus orgânico. Assim como ambos necessitam de um sistema ou um programa hospedeiro, o vírus de computador é capaz de se propagar de forma que insuspeita.
O vírus de computador se instala com o objetivo de prejudicar o desempenho dele, de destruir arquivos e se espalhar para outros computadores. Pessoas mal-intencionadas podem usar essas brechas para vasculhar o computador e roubar dados, como senhas de banco e números de cartão de credito.

Como o vírus de computador ataca?


Os vírus podem chegar por e-mails, programas-piratas, sites de origem duvidosa ou outros micros numa rede local. Para que infectem o micro? normalmente o usuário precisa executar o programa instalador do vírus. Por isso muitas dessas pragas utilizam técnicas de engenharia social para seduzir aqueles que os recebem, oferecendo " recompensas", como dinheiro e produtos grátis , para quem clicar um botão ou acessar um determinado link.


Tipos de "pragas" virtuais

Vírus - A mais simples e conhecida das ameaças. Esse programa malicioso póde ligar-se ao arquivo de qualquer programa, desde um sistema operacional, como o Windows, até um aplicativo, como Word ou um jogo. Toda vez que um desses programas é executado, o vírus entra em ação. Nessas horas, ele pode espalhar-se para outros programas prejuicar o funcionamento do computador.

Vermes ( worms) - São vírus especiais. Também se espalham pela internet, mas não usam o e-mail para infectar outros computadores. Em vez disso, eles se copiam automaticamente de um micro para outro, via redes locais de computadores - micros ligados entre si. O problema é que o internauta não precisa fazer nada para ser atacado: basta ter o equipamento conectado à Internet. O verme faz com que a conexão com a Internet fique mais lenta.

Cavalo-de-Tróia - É um programa que carrega escondido o código de um vírus que, ao contrario de outros vírus, não tema intenção de se copiar e atacar outros micros. Normalmente, chega disfarçado, prometendo ser um jogo ou outro programa. Mas, quando é instalado, faz uma coisa totalmente diferente, como apagar o conteúdo do disco rígido. Também pode ser utilizado para roubar informações pessoais do computador e envia-las a pessoas que aplicam golpes financeiros.


3 comentários:

IndianAh disse...

muito interessante!!
bjo

Gre-Nal disse...

tá tri...

bastante interessante pois fala de vírus, oque é muito importante para qm tem PC...
beijos

Tek e João

Gabi&Luly disse...

muito interessante!!³³

estamos vendo qui vcs sabem mesmo do assunto ;P >)

muito trrri" continuemm assim alertando as pessoas sobre os perigos >)


beijinhos ;**